Uma sugestão de um dia produtivo de um advogado.

Uma sugestão de um dia produtivo de um advogado.

         Hoje o tema é como deve ser a vida diária de um advogado de sucesso?

         Legal! Vamos a um roteiro que entendo ideal. É claro que você pode ser um advogado de sucesso sem seguir este esquema, mas, para aqueles que ainda não possuem uma disciplina, segue aqui um roteiro.

Hora de acordar

1º      Acordar entre 4 e 5 da manhã. Logo, o advogado de sucesso dorme cedo, ou seja, 9 ou 10 da noite, tendo um descanso de 5 a 6 horas de sono, que deve ser de qualidade.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Hora do banho?

2º      Tomar um balho gelado após levantar e perder parte do sono. Pode ser uns após uns 30 (trinta) minutos após ter acordado.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Hora de fazer as escrever, fazer petições ou qualquer ato cognitivo.

3º      Após fazer isso, a parte da manhã, por incrível que pareça, passa mais devagar, pois você não é interrompido por nada, não toca seu celular, você não recebe WhatsApp, e sua mente está completamente limpa. Logo, se você tem algo importante para fazer, que seja a primeira coisa a ser feita, mesmo que seja uma leitura.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Esporte.

Quem pratica esporte, por volta de 9 ou 10 horas é um bom horário, pois você já trabalhou mais de 4 ou 5 horas de forma ininterrupta e fez, provavelmente, o que você faria em um dia se acordasse por volta das 9 ou 10 horas. Antes do esporte é a hora do lanche.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Ouvir Podcast durante o esporte, se for compatível.

4º      Nenhum momento pode ser perdido. Logo, se seu esporte é malhação ou caminhada, ouça um Podcast neste tempo. Aqui, de preferência, um que resuma um livro motivacional ou de empreendedorismo. Sugiro ou Resumo Cast, pois é top.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Novo banho frio e já comece a se preparar para trabalhar.

5º      Agora você vai para o escritório ou trabalhar home office. Sugiro, neste período da pandemia, que trabalhe em casa. No escritório apenas se for um escritório com uma área grande e que haja rodízio de pessoal para ter maior isolamento.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Sincronização da equipe.

6º      Como estamos trabalhando home office é importante ter uma sincronização entre os membros da equipe. Sugiro que utilize algum programa para a melhor organização e competência de cada um membro da equipe. O programa para administração das tarefas indico o Trello. Este programa é fantástico e bem intuitivo. Ali você coordena tudo. Para reuniões com a equipe, sugiro o Zoom.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Atenção ao telefone e ao WhasApp do escritório.

7º      Atenção ao telefone e ao WhasApp do escritório. Clientes ou potenciais clientes podem estar ligando agora. A pandemia está aí, mas a vida continua, o Judiciário, de uma forma diferente, está funcionando. Logo a vida está passando! Estamos apenas por um momento nos adaptando a uma nova realidade que mudará, certamente, a forma de trabalhar de todas as pessoas. Se você está home office instale o siga-se no telefone do escritório direcionando as chamadas para o telefone de sua secretária ou de algum membro da equipe. Se o seu site não possui a informação de um número de WhatsApp, sugiro criar e inserir na página. Tem dado certo estas estratégias.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Fechar as ações por telefone.

8º      Caso você estiver conversando com algum potencial cliente tente fechar o contrato pelo telefone. Informe dos riscos de contato mais próximo. Passe confiança para ele. Peça que pesquise na internet seu site e seu nome.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Fechou a ação! E a documentação?

 9º     Agora é a hora de fazer a petição inicial que você vai dar entrada. Os tribunais que já possuem sistema eletrônico de peticionamento não mudou em nada. Já as comarcas que ainda estão trabalhando com processo físico vejo que as regras estão relacionadas ao peticionamento por meio de e-mail. Ocorre que a petição você converte de Word para PDF. E os documentos que devem instruir a demanda? Se forem documentos que já estão na internet: ótimo! Você pede para o cliente baixar e te mandar o que conseguir, nada impedindo de você ajudá-lo. Por outro lado, se os documentos forem físicos é fundamental ter um scaner bom. Você pede para o cliente deixar na portaria do seu prédio ou de seu escritório os documentos, higienize eles e escaneie os mesmos. Se você não tem scaner, tente utilizar algum aplicativo de celular que faça o trabalho, porém sem fazer com que cada documento possua muitos mega, pois isso pode inviabilizar a subida do documento ou o limite dos sistemas eletrônicos por tamanho do documento. Já aproveite e deixe onde o cliente for entregar os documentos a minuta da procuração e do contrato. Tudo organizado, dê entrada na demanda.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Tempo para se atualizar.

10º    Terminou sua jornada de trabalho, ótimo! Agora reserve uma hora e meia para se atualizar quanto à legislação e estudar matérias de base, como hermenêutica, lógica jurídica, teoria da argumentação, linguagem, matérias relacionadas à sua área de atuação e processo civil. Não tudo ao mesmo tempo. E outra coisa: isso é o que eu faço! Você pode estudar o que quiser, pois apenas estou te passando o meu roteiro.

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Hora de parar tudo e ficar com a família.

Agora já deve ser umas 18:00 horas. Já fez seu trabalho do dia. Agora reserve o resto dia para você e sua família. Amanhã você começa novamente.

Tente colocar em prática por pelo menos 30 dias. Acredito que esse novo hábito vai mudar sua vida!

         Você faz isso?

         Você aceita fazer isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *